Salão do Artesanato premia artesãos que participaram da 31ª edição

Noticias
(Esq) Governador da PB, João Azevedo, artesão Márcio Pontes e Primeira dama do Estado.

A 31ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba promoveu dois concursos para homenagear os artesãos participantes e aproximar ainda mais o artesanato paraibano da população. Os vencedores do Prêmio Artesão de Destaque (escolhido entre os homenageados que trabalham com o metal, tema desta edição) e Melhor foto nas redes sociais foram conhecidos ao final do evento.

Márcio Pontes foi eleito, com 758 votos, o Artesão de Destaque pelo público que visitou a 31ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, que teve como tema “Metal que Vira Arte”. Em parceria com a Associação da Indústria Brasileira de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), ele terá direito a um fim de semana em Natal, com direito a acompanhante que, no caso, será a esposa dele.

Márcio ganhou o prêmio de Artesão Destaque com a escultura de um cachorro toda em metal, denominada “Drago”. “Eu trabalhei duro e o resultado do cachorro ficou o esperado”, destacou. E agradeceu a votação recebida. “Foi uma grande surpresa quando a gente chegou no primeiro dia do evento e a gestora Marielza falou dessa votação. Foi uma votação democrática e fiquei muito feliz pelo povo ter escolhido a minha obra como a melhor do evento”.

O segundo lugar ficou com Wilson Figueiredo (471 votos). Já o terceiro lugar ficou com Humberto Heleno da Silva (211 votos). Ao todo, 12 artesãos que trabalham com o metal foram homenageados pelo evento, realizado até domingo (2) na orla da Praia de Cabo Branco, em João Pessoa.

Para a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez, as premiações tiveram como objetivo aproximar ainda mais a população do artesanato paraibano. “Essa interação mostra o quanto o artesanato do nosso Estado tem feito parte da vida da população. Além de toda a estrutura montada pelo Governo do Estado, é um reconhecimento a mais ao nosso artesão”, disse.

Por sua vez, a artesã Edileide Francelino ganhou o concurso de postagem de fotos nas redes sociais, com a foto “Amor e arte”. “Além desse Salão ter sido show do início ao fim, essa premiação que me deixou muito feliz”, comemorou. Ela ganhou um fim de semana em João Pessoa, no Hotel Quality, com direito a acompanhante, além de um passeio às piscinas naturais na Praia do Seixas no Catamarã “100% Lazer”.

“Este Salão, que foi incrível, se fortaleceu ainda mais graças a parcerias. Esses brindes oferecidos aos ganhadores desses dois concursos só se tornaram possíveis graças à sensibilidade do secretário executivo de Turismo da Paraíba, Gilson Lira, e à assessora da pasta Alessandra Lontra”, finalizou Marielza Rodriguez.

Atendendo a um desejo dos artesãos, o Governo do Estado levou de volta o Salão do Artesanato para a orla marítima de João Pessoa. Nesta edição, o volume de negócios gerados superou as expectativas, com mais de R$ 1,6 milhão – um aumento de mais de 100%, e um público visitante de 101.024 pessoas.