Com apoio da PBTur, UFPB oferece cursos de Hospitalidade em cidades turísticas

Notícias

O Departamento de Turismo e Hotelaria com o Departamento de Gastronomia e Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), estão oferecendo 4 cursos, por meio do projeto de extensão Capacitho – Capacitação da cadeia produtiva da hospitalidade nos municípios turísticos da Paraíba. Ao todo estão sendo abertas 40 vagas para cada curso para profissionais das aéreas e pessoas da comunidade que têm interesse em atuar no setor de Hospítalidade.
As inscrições poderão ser feitas no período de 26 de agosto até 04 de setembro pelo link: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf . Os cursos serão oferecidos de forma remota através das plataformas Google classrroom e Google meets, com uma carga horária de 20 horas. As atividades começam às 18h30. Mais informações: capacithoufpb@gmail.com. As inscrições são grátis.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, afirmou que a estatal tem uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba, desde 2011, para a realização de cursos em diversas áreas para atender e capacitar os profissionais que atuam no turismo paraibano. Para não deixar passar em branco em função da pandemia do coronavírus, esse ano os cursos serão virtuais, seguindo todo o conteúdo e programação estabelecida pelos departamentos acadêmicos.
Cursos oferecidos:

Gestão de Conflitos em Hospitalidade – Período: 08/09/2020 a 19/09/2020
Aprimorar conhecimentos sobre a administração de conflitos em ambientes profissionais, mediação de conflitos em situações diversas, visando a melhoria da qualidade de vida e dos relacionamentos de modo a promover a melhoria do clima organizacional e consequentemente do desempenho das equipes de trabalho.

Boas Práticas de fabricação para o Setor de Alimentos e Bebidas em tempos de Coronavírus – Período: 14/09/2020 a 27/09/2020
Boas práticas e Covid-19 para o setor de Alimentos e Bebidas: Como proceder? O que são as Boas Práticas na Produção de Alimentos e como a qualidade na produção influencia o resultado positivo no setor. Benefícios de uma Gestão pautada nas BPFs. Manipulador de Alimentos. Contaminação dos Alimentos – Perigos. Como evitar a contaminação Cruzada. Doenças Transmitidas por Alimentos. Higienização de utensílios e instalações. Controle Integrado de vetores e Pragas. Documentos.

Gestão de Equipes em Hospitalidade – Período: 21/09/2020 a 02/10/2020
Aperfeiçoar profissionais para a Gestão de equipes de trabalhos, para que saibam lidar de forma proativa, com as diversas situações de trabalho existentes dentro da Organização e que exijam interatividade e o desenvolvimento da equipe de trabalho.

Contabilidade para gestão de negócios – Período: 21/09/2020 a 06/10/2020
Noções preliminares: conceito de Contabilidade, objeto de estudo, finalidade e usuários das informações contábeis, características da informação contábil; Patrimônio e situação líquida patrimonial; Relatórios gerenciais para tomada de decisão: Balanço patrimonial, Demonstração do Resultado, planejamento tributário e plano de negócio; Controle financeiro: orçamento e Fluxo de caixa; Formação do preço de venda.