Polo Turístico da Paraíba assina contrato com primeiros investidores

Notícias

Após mais de 30 anos de espera, o Polo Turístico do Cabo Branco, em João Pessoa, litoral sul da Paraíba, começou a sair literalmente do papel, a partir desta quinta-feira (15). Em solenidade realizada no Centro de Convenções foram assinados contratos para investimentos de três hotéis/resorts e um parque aquático, cujo os investimentos superam mais de R$ 500 milhões, que deverão abrir mais de 10 mil vagas de empregos diretos e indiretos, a partir do início de construção dos empreendimentos. Os empreendimentos são Ocean Palace Eco Beach Resort (nome provisório), Amado Bio & Spa Hotel, e o Surf World Park, que será um complexo aquático com hotel. As obras devem ser iniciadas em seis meses, período em que será destinado para concretização dos projetos. A previsão de início de operação dos equipamentos é de até dois anos. De acordo com o governador da Paraíba, João Azevêdo, os equipamentos irão assegurar um aumento de 12% no total de leitos – serão 1.491 novos leitos – e devem atrair 2,5 milhões de turistas por ano ao Estado, o que irá representar uma movimentação financeira de R$ 2 bilhões e gerar mais de 4.680 empregos diretos e indiretos na fase operacional.

Entrando em novo patamar –  Com o investimento desses novos equipamentos, a Paraíba passar a entrar em um novo patamar no turismo nacional e internacional. Tanto assim, que o empresário espanhol Alejandro Capilla – que construirá o Surf World Park – afirmou que já está mantendo contato com uma companhia aérea espanhola no sentido de iniciar a operação de um voo da Espanha para a Paraíba. A empresa, segundo ele, já opera no Brasil e investe no Nordeste. Ele também revelou que está captando a realização do Campeonato Mundial de Surf para João Pessoa, que seria realizado em praia natural e que faz parte do projeto do parque aquático.
O Surf World Park é um investimento do grupo espanhol, que pretende trazer para a Paraíba os mais modernos equipamentos para parques aquáticos utilizados no mundo. A empresa é especialista em construir esse tipo de equipamento, com notoriedade na Europa, todos com criações temáticas. A expectativa é de que o equipamento atraia cerca de 1,5 milhão de pessoas ao ano, a partir de sua abertura, prevista para o final de 2023. No complexo haverá uma escola internacional de surf, com o pessoal vindo direto da Espanha. A escola selecionada tem 30 anos de know-how no esporte e pretende transferir essa experiência para o Brasil, a partir de João Pessoa.

Segundo o diretor presidente do Grupo Gaspar, empresa familiar do Rio Grande do Norte – proprietária do Ocean Palace, na Via Costeira de Natal (RN) -, Arnaldo Gaspar Neto, o empreendimento no Polo Turístico terá 405 unidades habitacionais, com 99 suítes, com complexo de piscinas em formato de raia e vips, quadras esportivas, Centro de Convenções, academia. Todo o complexo terá sistema de energia renovável, com utilização de placas fotovoltaicas. Arnaldo Neto elogiou o trabalho do governador João Azevêdo que resultou na atração de grandes investimentos para o Estado. “O entusiasmo do governador e a forma firme com que ele tratou o projeto mostra um gestor antenado com um empreendimento e nós viemos dar o futuro de presente para a Paraíba, acreditando nesse grande investimento”, comentou.

O Amado Bio & Spa Hotel também chega à Paraíba com uma série de inovações tanto tecnológicas como de conceitos. De acordo com o arquiteto que assina o projeto, Augusto Magno, o empreendimento será 100% integrado ao meio ambiente, com áreas exclusivas, assim como de convivência e compartilhamento. Será um empreendimento para contemplação e cumplicidade com a natureza. “As obras têm corpo e alma, fatores aos quais pretendemos implementar nesse novo projeto”, disse Bruno Ferraz, arquiteto que também assina o projeto.

Os projetos –  O Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort terá uma área de construção de 43,8 mil m², onde serão instalados 405 apartamentos, complexo de piscinas, quadras esportivas, quiosques, toboágua, restaurante regional, restaurante francês com bar, pizzaria, steak grill, sushi bar, wine bar e área de buffet, sala de yoga, sala de pilates, academia (musculação e aeróbica), local para eventos, cinema, lobby, bares, lounges, cyber café, salão de beleza, lojas, SPA, Centro de Convenções, jardim central e pavimento kids com berçário e jogos. A concepção do projeto prevê um empreendimento autossuficiente energeticamente, com a utilização de energia fotovoltaica.
O Amado Bio & Spa Hotel terá uma capacidade de 240 unidades e tem sua concepção baseada na sustentabilidade e adaptabilidade à natureza. De acordo com o arquiteto Augusto Magno, o projeto prevê diversas variações possíveis de composição, adequando a arquitetura à natureza existente no local.
Já o Surf World Park disponibilizará em sua estrutura piscina de surf, escola de surf, piscina de onda, praia de areia, área gastronômica e bares, praça comercial, jardim de infância, centro de idosos, discoteca ao ar livre, academia, pista de skate, estacionamento, posto médico, anfiteatro e resort.