PBTur considera Verão 2022 como o da retomada do Turismo na Paraíba; praias de norte a sul estão lotadas

O Verão paraibano tem atraído um número crescente de turistas neste início de 2022. As praias de João Pessoa, onde estão instalado o maior número de hotéis e de leitos, estão cheias. Os turistas que permanecem no estado para uma estadia prolongada (até 7 dias) têm como roteiro visitar as cidades litorâneas de Conde e Pitimbu (litoral sul), Cabedelo, Lucena, Baía da Traição e Barra de Camaratuba (litoral Norte). Até a cidade de Bananeiras, na região do Brejo paraibano, está com suas pousadas e hotéis lotados desde o Natal e festejos de Fim de Ano.

Na avaliação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, este é o Verão  da retomada do Turismo na Paraíba e na região Nordeste. A executiva paraibana lembra que a grande maioria dos turistas que visita o estado está vacinada, cumprem as normas sanitárias como apresentação da Carteira de Vacinação, por exemplo. O resultado do trabalho de divulgação do “Destino Paraíba” durante o período da pandemia da Covid-19, ao longo de 2021 em todos os principais estados emissores de turistas, mostra que foi uma decisão correta. “Não deixamos de trabalhar um dia sequer. Realizamos treinamentos online de operadores e agentes de viagens de todo o Brasil. Promovemos ao longo de 2021, na medida que a vacinação foi avançando e os eventos presenciais foram liberados pelos governos estaduais, visitas as agências de viagens, roadshows em cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e investimos alto na divulgação para o público final. O resultado está aí”, comemora Ruth Avelino.

A secretária municipal de Turismo do Conde, Marília Melo, informou que os mais de 1.600 leitos da cidade, distribuídos em cerca de 30 pousadas, estão ocupados desde o final do ano passado. No Conde estão localizadas as principais praias e roteiros turísticos do litoral Sul. “A cidade está cheia de turistas e os empresários do setor do Turismo estão satisfeitos. Foram dois anos de pandemia e o setor registrou um resultado negativo no período. Estamos obedecendo as normas sanitárias determinadas pelas autoridades da Saúde e os turistas estão voltando. São turistas de outros estados e de João Pessoa, principalmente”, garantiu.

No extremo norte do litoral paraibano, fica a cidade histórica de Baía da Traição. Muito conhecida pelas lindas praias e a aldeias indígenas preservadas, a cidade neste verão está com suas pousadas e campings com lotação máxima. A informação é do secretário municipal de Turismo, Josias Viana. Ele revela que a cidade está com 93% de sua população vacinada contra a Covid-19 e essa realidade atraiu turistas paraibanos e de outros estados como Rio Grande do Norte. “A ocupação tem sido bastante satisfatória e estamos vivendo um verão excelente. Nossos condutores turísticos locais não param de apresentar nosso território à turistas nos finais de semana. Eles estão com agenda completa”, afirmou. Ainda no litoral norte, em Cabedelo, na grande João Pessoa, foi implantado desde a última terça-feira (4), o ‘Expresso do Verão’, um ônibus estilizado vai passar pelos meios de hospedagem da cidade recolhendo os turistas para conhecerem os principais roteiros turísticos do lugar, que tem lindas praias, além do Por do Sol do Jacaré e a Ilha de Areia Vermelha. O serviço vai ser diário até o final do Verão. De acordo com informações das secretarias de Turismo e Transporte, o objetivo é reafirmar a identidade dos atrativos turísticos e fomentar o comércio local.

Região do Brejo – Muita conhecida pelo clima frio e paisagens bucólicas, a cidade de Bananeiras está movimentada neste o final do ano passado. É o que afirma a secretária municipal de Turismo, Karina Leon. A executiva municipal informou que os hotéis, pousadas e condomínios da cidade estão com sua ocupação máxima, independente dos feriados do final de ano. Ela credita essa situação positiva à vacinação massiva dos adultos contra a Covid-19 e a certeza de encontrar em Bananeiras um ambiente tranquilo e contato com a Natureza. “A movimentação de bares e restaurantes na cidade está sendo de segunda à segunda-feira. É um retrato da nossa realidade durante esse verão, pois muitos turistas preferem fugir da praia e curtir o clima da serra”, garantiu.