RURALTUR: PBTur participa do evento que será realizado em Bananeiras e deve atrair mais de seis mil pessoas

Notícias

Bananeiras, na região do Brejo da Paraíba, vai se transformar na capital mundial do Turismo Rural. A partir desta quinta-feira (08) até sábado (10), a cidade irá sediar a 18ª edição da Feira de Turismo Rural do Brasil – Ruraltur, com o objetivo de promover a competitividade dos pequenos negócios que atuam em um dos segmentos econômicos que mais cresce no mundo. O Governo do Estado, por meio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), estará presente com um stand, oportunidade em que irá divulgar os principais roteiros do interior paraibano, reforçando o slogan de que a Paraíba é muito mais do que sol e mar.
A expectativa do Sebrae da Paraíba, promotor da Ruraltur, é de que mais de seis mil pessoas passem pela Feira – profissionais do turismo e público geral -, todos ávidos em conhecer novos roteiros, mas, sobretudo, descobrir oportunidades de negócios, incentivando o empreendedorismo, sempre seguindo as linhas da sustentabilidade, inovação e criatividade. O evento foi criado em 2005 e passou a ser itinerante desde 2015.
Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a Ruraltur é de vital importância para o desenvolvimento das atividades em torno do turismo rural, que é praticado nos interiores do Brasil. O fomento direto da economia, com a criação de empregos e renda, é elemento básico de atividades que, segundo a executiva, tem crescido na Paraíba e se tornado uma opção a mais para que os turistas venham visitar o Estado.
“A Paraíba tem um vasto leque de atrativos no interior do Estado, em todas as regiões. Temos investido na divulgação desses roteiros, buscando uma forma de aumentar a presença de agentes de viagens, jornalistas especializados em Turismo e influenciadores digitais, que têm se surpreendido com nosso potencial em diversas cidades onde já há uma boa infraestrutura para atender aos turistas”, pontuou Ruth Avelino.

Tema central
O tema central da Ruraltur será “O poder da governança para o turismo rural criativo e colaborativo”. Para a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae da Paraíba, Regina Amorim, a Feira é a grande vitrine do turismo rural do Brasil. “A Ruraltur, como estratégia de acesso a mercados e a ampliação da rede de turismo rural nacional, contribui também para o alinhamento de novos conhecimentos, o fortalecimento da governança e o compartilhamento de casos de sucesso de várias regiões do Brasil”, afirma Regina.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PBTUR