PBTur leva, pelo segundo ano consecutivo, jornalistas para abertura do Festival do Queijo de Soledade

A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) promove nesta sexta-feira (23), um fampress para jornalistas e radialistas, influenciadores digitais e blogueiros de João Pessoa. O grupo vai participar da abertura do 2º Festival de Queijos de Soledade, cidade conhecida por produzir queijos de cabra e de vaca de qualidade reconhecida nacionalmente. Soledade está localizada na região do Cariri e fica 165 km distante da capital, e busca incrementar a produção de laticínios e a gastronomia local. O evento é uma iniciativa da prefeitura local e tem os apoios da PBTur e do Sebrae-PB. O evento termina no domingo (25).

A programação do evento prevê exposição de caprinos e um Festival Gastronômico que vai contar com a participação dos principais bares, lanchonetes e restaurantes da cidade, que irão preparar pratos à base de queijo. Turistas e moradores terão a oportunidade de degustar e adquirir uma variedade de produtos à base de leite de cabra e vaca, além de artesanatos que serão expostos em balcões instalados na praça Manoel Galdino, localizada estrategicamente às margens da BR-230.

Na avaliação da  presidente da PBTur, Ruth Avelino, a realização do 2º Festival do Queijo de Soledade, confirma que a iniciativa da prefeitura e dos produtores locais, em 2021 e ainda sob os efeitos sanitários e econômicos da pandemia da Covid-19, apresentou resultados positivos. “Vejo como importante a realização do festival pelo segundo ano consecutivo. Isso massifica o nome de Soledade como grande produtora de queijos e laticínios”, afirmou.

Sobre a realização de um fampress, a executiva paraibana explica que é uma iniciativa corriqueira na divulgação de roteiros e novos produtos turísticos do Destino Paraíba. “O papel da PBTur, neste caso específico de Soledade, é convidar jornalistas paraibanos para conhecer a cidade, suas potencialidades e principais atrativos turísticos. É importante destacar que Soledade tem a rodovia BR-230, cortando a cidade, além de que ela fica na rota entre o litoral e o Sertão. As pessoas que passam de carro ou de ônibus sempre param na cidade”, disse.

Nos três dias (sexta-feira, sábado e domingo) de evento estão previstas oficinas voltadas para a produção do queijo do leite de vaca e cabra, além oficinas gastronômicas. A exemplo de 2021, este ano vai ocorrer  o Concurso Rei e Rainha do Queijo com a participação dos alunos das escolas municipais; o Concurso Gula do Queijo, no qual será premiado àquele que come mais queijo; e apresentações culturais e artísticas durante os três dias, com destaque para o encontro norte/nordeste de repentistas, que será no dia 25 de setembro.

Em breve – Na avaliação da executiva paraibana, o próximo passo é convidar jornalistas especializados em Turismo  de outros Estados para virem à Paraíba conhecer a produção de queijos especiais em Soledade. “Quem vai imaginar que uma região conhecida nacionalmente como uma das mais secas do Brasil, onde temos Cabaceiras com a Roliúde Nordestina, a Festa do  Bode como Rei, o Lajedo do Pai Mateus, tenha outra cidade que produz queijos e outras iguarias a partir do leite de vaca e de cabra? ”, indaga Avelino. “Isso é fantástico e precisa ser divulgado”. finaliza a gestora.

Fonte: Assessoria de imprensa PBTUR