PBTur participa de evento comemorativa aos 65 anos do filme ‘Aruanda’, em Santa Luzia

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, participa nesse final de semana das atividades culturais na cidade de Santa Luzia, no sertão paraibano, pelas comemorações da realização dos filme ‘Aruanda’, no início dos anos 60. O evento de dois dias (13 e 14) é uma realização da Academia Paraibana de Cinema, Associação das Louceiras Negras do Talhado, Café Cultura, Departamento de Comunicação da UFPB, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia, Secretaria Municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia de Santa. Luzia e Yayú Aventura.

Ruth Avelino explicou que desde que assumiu a presidência da PBTur sempre apoiou eventos culturais, esportivos e gastronômicos que exaltem o Destino Paraíba em todas as suas matrizes. “Fomos convidados e iremos ver de perto os locais que serviram de inspiração para a produção e realização do filme Aruanda, dos jornalistas Linduarte Noronha e Dulcídio Moreira”, disse.

De acordo com material de divulgação do evento, Linduarte Noronha e Dúlcídio Moreira visitaram a Serra do Talhada, em Santa Luzia, no ano de 1957. Na ocasião conheceram e fizeram os “primeiros registros visuais do quilombo que três anos depois se tornaria conhecido em todo o país através de Aruanda, obra fundante da linguagem do moderno documentário brasileiro e reconhecida como precursora do Cinema Novo. Dessa primeira visita ao local, resultaram fotorreportagens publicadas pelos jornais A União, por Linduarte, e O Estado de S. Paulo, por Dulcídio”, informa o comunicado.

Logo na abertura, no dia 13, haverá uma sessão do Cineclube Silvio Tendler, na sede do Café Cultura, iniciando com Jornalista Marinheiro, sobre Dulcídio Moreira, prosseguindo com ‘Aruanda’ e outros três documentários que têm como tema o Quilombo do Talhado. A programação do evento prossegue no dia 14 com atividades na cidade e no Quilombo do Talhado.

Dia 13 (Sede do Café Cultura)

19h30 – Sessão Cineclube Silvio Tendler com a seguinte programação:
Jornalista Marinheiro, de João de Lima Gomes – 18’
Aruanda, de Linduarte Noronha – 21’21”
Talhado, de Aderivaldo Nóbrega – 15’12”
Talhado: Arte e Resistência, de Laena Antunes – 17’58”
Rita, Preta da Paraíba, de Diovanne Filho – 21’57”
Debate sobre os filmes com: Aderivaldo Nóbrega (do Café Cultura – professor/cineasta)
Adilson Luiz (cineasta), Diovanne Filho (cineasta), João de Lima Gomes (cineasta – professor Departamento de Comunicação da UFPB) e Solange Rocha (do Núcleo Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas da UFPB – professora)

Dia de 14 de novembro

8h – Encontro na Escola Quilombola
8h15 às 9h – Visita ao Galpão das Louceiras no Quilombo Urbano – encontro com Neusa, atriz natural de Aruanda
9h15 às 9h45 – Visita ao Mirante do Monte de São Sebastião. Encontro com Erick, ator natural de Aruanda
10h – Visita ao Museu Comunitário Jeová Batista
11h – Deslocamento para o Quilombo do Talhado
12h30 – Almoço no Talhado – encontro com Jovelina, atriz natural de Aruanda
13h30h – Abertura de exposição de material iconográfico sobre o vínculo do Talhado com o audiovisual, seguida de roda de conversa com Antonio Novaes (UFPB), Janaína Santos (quilombola – IHGSL), Joselito Eulâmpio da Nóbrega (IFPB – IHGSL) e Tereza Nóbrega (Secretária Municipal de Cultura)
15h – Tempo livre para passeios pelas redondezas guiados pela Yayú Aventura, filmagens, fotos e interação com quilombolas.
17h – Retorno a Santa Luzia

Realização: