O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo PBTur), em parceria com o trade turístico e a Prefeitura de João Pessoa, vai investir pesado em divulgação, capacitação de agentes de viagens promoção de famtour no mercado argentino em ações que serão realizadas junto às principais operadoras de turismo daquele país. Esse é o resultado prático das reuniões realizadas na semana, no Rio de Janeiro, com executivos das operadoras Journeys, New It, Infinitas Travel, Princípios e TourMed.
De acordo com a presidente da PBTUR, Ruth Avelino, as reuniões foram bastante produtivas e foi criada uma agenda de ações que será desenvolvida ao longo de 2023 na Argentina. Já está certa, por exemplo, a presença da Paraíba nos eventos “Partiu Brasil”, promovido pela Infinitas, e “Maravilhas do Brasil”, da Journeys. “Pretendemos participar de todos os eventos dessas operadoras”, afirmou a executiva.
Ruth Avelino afirmou ainda, que o grupo de trabalho formado para negociar essas ações irá procurar a direção da Gol Linhas Aéreas para que possa ajudar nessa ação disponibilizando as passagens aéreas para os agentes de viagens argentinos, durante a promoção dos famtours que serão programados em 2023. A companhia aérea retomou os voos semanais e diretos entre Buenos Aires e João Pessoa no dia 03 de dezembro, após interrompê-los em 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19. A operação internacional teve início em julho de 2017.
Essas ações também terão a participação direta do trade turístico, que poderão disponibilizar hospedagem e alimentação para os profissionais que virão conhecer o potencial turístico da Paraíba, em especial, a capital paraibana.
“Esse é um investimento em que precisamos da participação de todos, do poder público e do privado também. Porque precisamos ampliar o número de turistas da Argentina na Paraíba, mantendo esse voo regular por mais tempo possível”, enfatizou Ruth Avelino. Como o voo faz uma escala em Natal (RN), um mercado competitivo, pode ser comercializado para que os turistas fazem roteiros integrados entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte”, disse a presidente da PBTUR. “Os dois estados saem ganhando”.
A comitiva da Paraíba conta com a presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas; o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues; e os presidentes da ABIH-PB (Associação Brasileira de Hotéis), Rodrigo Pinto; e do SEHA-JP (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação), Delano Tavares, e a empresária Christiane Pereira, da Luck Receptivo e associada à ABIH-PB.
Movimento do aeroporto em alta – O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, estará mais movimentado na alta temporada 2022/2023. Conforme a Aena Brasil, empresa que administra o equipamento, estão programados em dezembro 59 voos extras, em dezembro, e outros 129 começarão a ser operados em janeiro de 2023, um aumento de cerca de 25% e 65%, respectivamente, em relação aos mesmos períodos de 2021 e 2022.
Além dos voos extras, o aeroporto paraibano voltou a atender a operação internacional da Gol Linhas Aéreas. Desde o dia 03 de dezembro, o Castro Pinto voltou a receber o voo entre Buenos Aires e a capital paraibana por uma decisão da própria companhia aérea, que vê a Paraíba como um mercado estratégico e em ascensão no Brasil. O voo está sendo operado aos sábados.
Para Ruth Avelino, a ampliação dos voos nesse período é resultado das reuniões que o trade turístico vem mantendo com as companhias aéreas e as principais operadoras de turismo do país, que estão investindo na Paraíba como um destino ideal para as famílias no período de férias. “Temos trabalhado em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e o trade turístico para aumentar ainda mais a nossa malha aérea”, afirmou.
Fonte: Assessoria de imprensa PBTUR