Paraíba Day mostra potencial turístico para operadores de turismo e agentes de viagens.

Notícias

O Destino Paraíba voltou a ter protagonismo no Rio de Janeiro (RJ), durante o evento Paraíba Day, realizado nessa quinta-feira (23), no Centro de Referência Sebrae do Artesanato Brasileiro. Operadores de turismo e agentes de viagem tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Gastronomia, Cultura, História e Música paraibana, com apresentações do Grupo Folclórico do Sesc, degustação de cachaças e do cardápio especial preparado pelo Chef Cumpade João.

O Paraíba Day é uma ação promocional realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Programa do Artesanato da Paraíba e do Sebrae-PB, com apoio da Federação do Comércio, Sesc, Senac, Apca e Crab. A ação visa divulgar, além do potencial turístico, o Maior São João do Mundo, promovido em Campina Grande, e que, em 2023, está completando 40 anos de festa, além do roteiro junino, que compreende as cidades polos como Bananeiras, Patos, Monteiro, Santa Luzia, entre outras.

Para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, o evento foi um grande sucesso e um momento bastante especial, tendo em vista as pessoas terem vivenciado os saberes e sabores da Paraíba com uma programação, para muitos, inesquecível, com visita guiada à exposição ‘Paraíba, um Estado de Artesanato’ e um processo de capacitação do destino. “Estamos apresentando nosso potencial para operadoras de turismo e agentes de viagens do Rio de Janeiro, um dos principais emissores de turistas para a Paraíba”, pontuou a secretária.

Uma das atrações do Paraíba Day foi o Chef Cumpade João, que preparou um cardápio especial intitulado ‘Baião de Maré’, segundo ele, para homenagear a Gastronomia paraibana, ‘do Litoral ao Sertão’. O prato levou feijão, arroz e frutos do mar, substituindo a tradicional carne de sol ou charque. “É uma imersão do Litoral ao Sertão, com a gastronomia que fala um pouco dos nossos costumes, da nossa cultura”, traduz o chef. O evento de degustação foi para 150 convidados.

Já o grupo folclórico do Sesc colocou todo mundo para dançar, literalmente, ao ritmo do forró pé de serra, um ensaio para aquelas pessoas que poderão vivenciar as festas juninas na Paraíba. Juntando gastronomia e cultura, o público se encantou com tudo que vivenciou, projetando um dos melhores períodos de festejos juninos e férias de meio do ano. “Estamos com uma expectativa muito forte de batermos o recorde de presença de turistas e, por conta dessas ações, o nosso entusiasmo aumenta a cada ação promovida para divulgar ainda mais o Destino Paraíba’, disse.

Fonte: Assessoria de imprensa PBTUR