Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo impulsiona turismo sustentável e promove desenvolvimento econômico do estado

Notícias

A Expo Turismo Paraíba, um dos maiores eventos do setor, acontece de 25 a 27 de maio, no Centro de Convenções da Paraíba e traz em sua programação o Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo da Paraíba (FOMTUR-PB). A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, ressalta o ineditismo do evento. “É a primeira vez que os secretários e dirigentes de Turismo do Estado da Paraíba terão a oportunidade de estarem reunidos em um só lugar para tratar dos temas mais relevantes ao setor”, destaca.

Segundo ela, o FOMTUR-PB tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências, estimular a inovação e o desenvolvimento do setor, bem como o turismo ambientalmente sustentável e socialmente justo. “É um encontro de profissionais que estão na liderança do processo decisório das políticas públicas e também uma excelente oportunidade para aproximar os profissionais liberais, empresários e especialistas do setor de turismo. Haverá ainda painelistas de renome nacional”, afirma.

Rosália destaca a importância do turismo para a economia citando um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendado pelo Governo do Rio de Janeiro, que indica que a cada R$ 1,00 investido em Turismo e Eventos Culturais, retornam R$ 13,00 aos cofres públicos. “O debate sobre boas práticas nacionais e internacionais colocará a Paraíba em posição estratégica a partir da aquisição de conteúdo especializado e informações que poderão se transformar em novos projetos em âmbito municipal e estadual”, avalia.

Destaques – Na programação do evento, haverá debates sobre diversos temas relacionados ao setor de turismo na Paraíba, como questões estratégicas de planejamento e gestão, bem como temas mais específicos, como marketing, tecnologia, sustentabilidade e tendências do mercado. “O evento não terá finalidades lucrativas, portanto a inscrição é gratuita e aberta ao público interessado na difusão de conhecimento, boas práticas e casos de sucesso, que serão a tônica do evento”, acrescenta. Entre os palestrantes estarão presidentes de IGRs, que são Instâncias de Governança Turística Regionais, compostas em sua maioria por profissionais liberais, que assumiram o compromisso de serem atores do desenvolvimento de suas regiões a partir do turismo.

Para a secretária, um dos desafios da governança é transformá-la em aliada. Ela observa que muitos gestores têm dificuldade em lidar com a participação da sociedade civil organizada e o terceiro setor na consecução de metas coletivas. “Lidar de maneira criativa e inclusiva, considerando ainda a redução dos impactos ambientais na atividade turística, bem como os baixos orçamentos e dificuldade de aquisição de mão-de-obra qualificada, uma vez que o mercado privado costuma pagar salários mais atrativos. Lidar com as novas realidades competitivas do mercado altamente influenciado pelas mídias sociais e IA’s (Inteligências Artificiais), sobretudo considerando a crescente competitividade entre destinos turísticos cada vez mais globalizados, são desafios a serem superados”, completa.

Momento da Paraíba – Rosália acredita que o estado vive um de seus melhores momentos na atividade turística, com a arrecadação de impostos federais em 2022 aproximadamente dobrando em relação a 2021, e em franca recuperação ao que foi constatado na pandemia de covid-19. “Este é o momento em que a Paraíba definitivamente coloca João Pessoa, Conde e Cabedelo no rol de destinos consolidados, ao mesmo tempo, em que o interior do estado passa por um verdadeiro amadurecimento e estruturação de seus produtos turísticos. Esse é o momento de se inserir o turismo como um dos principais vetores de desenvolvimento da economia do estado”, comenta.

A Expo Turismo Paraíba é uma ação colaborativa do Sebrae Paraíba com o Governo do Estado (SETDE e PBTUR) Fecomércio/ Senac/ Sesc, Convention Bureau João Pessoa, ABIH/PB, ABAV/PB, SEHA/PB e SETUR/JPA.

Vivass Assessoria & Comunicação