Rota Cultural Caminhos da Tradição conecta turistas e visitantes ao Carnaval Tradição de João Pessoa

Notícias

 

 

A Rota Cultural Caminhos da Tradição, um novo produto de turismo criativo que promove a imersão na riqueza cultural do Carnaval Tradição de João Pessoa, será lançada na Expoturismo Paraíba, evento realizado pelo Sebrae Paraíba para promoção dos destinos e produtos turísticos do Estado, que acontecerá no Centro de Convenções de João Pessoa nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2023, das 15h às 21h.

A Rota Cultural Caminhos da Tradição foi criada em uma parceria entre a Liga Carnavalesca de João Pessoa e o Sebrae Paraíba e tem como objetivo proporcionar aos turistas e visitantes a oportunidade de interagir com a arte, aprender a fazer e conhecer a história por trás das agremiações carnavalescas de João Pessoa. Com apresentações culturais, oficinas de percussão, confecção de adereços, aulas de dança e rodas de conversa, a rota oferece experiências de turismo criativo que destacam os mais antigos e representativos traços culturais da cidade.

Durante a Expoturismo Paraíba, a Rota Cultural Caminhos da Tradição estará presente no stand 04, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o projeto e suas atividades. Além disso, a rota também comporá a programação cultural com apresentações da Tribo Indígena Ubirajara, Urso Amigo Batucada, Escola de Samba Unidos do Roger e Clubes de Frevo. 

A rota também fará parte da programação de visitas técnicas do evento, proporcionando aos participantes a oportunidade de vivenciar de perto a cultura e a tradição do Carnaval de João Pessoa. A visita técnica será realizada no dia 26 de maio no turno da manhã, coordenado pela agência Guia Mundo Turismo.

“A Rota Cultural Caminhos da Tradição é uma forma única de mergulhar na identidade cultural do Carnaval da cidade e vivenciar experiências de troca, aprendizagem e a cultura viva das Ala ursas, os batuques das Escolas de Samba e dos Maracatus, a beleza da música e dança das Tribos Indígenas Carnavalescas e a folia dos Clubes de Frevo o ano inteiro”, destaca Pedro Cândido, presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa.

Não perca a oportunidade de conhecer e vivenciar o Carnaval Tradição de João Pessoa por meio da Rota Cultural Caminhos da Tradição. Visite nosso stand durante o evento Expoturismo, que acontecerá no Centro de Convenções de João Pessoa nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2023, das 15h às 21h, e participe de nossas atividades culturais e visitas técnicas.

O projeto é uma realização da Liga Carnavalesca em parceria com o Sebrae Paraíba e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Turismo de João Pessoa, PBTUR, WSCOM e consultoria técnica da Aguiar Gestão Criativa.

 Serviço:

Dia 25/05/2023

15h às 21h – Interação com o público no stand de João Pessoa

19h30 às 19h50 – Lançamento da Rota Cultural Caminhos da Tradição na Expoturismo Paraíba

20h às 20h20 – Apresentação musical Urso Amigo Batucada e Tribo Ubirajara

Dia 26/05/2023

8h às 12h – Visita técnica do grupo ao Urso Amigo Batucada e Tribo Ubirajara

15h às 21h – Interação com o público no stand de João Pessoa

19h30 – Apresentação musical Escola de Samba Unidos do Roger e Clubes de Frevo

Dia 27/05/2023

15h às 21h – Interação com o público no stand de João Pessoa

Sobre a Rota Cultural Caminhos da Tradição:

A rota Cultural Caminhos da Tradição foi criada em uma parceria entre a Liga Carnavalesca de João Pessoa e o Sebrae Paraíba com objetivo de promover o acesso de turistas e visitantes à cultura do Carnaval Tradição de João Pessoa durante o ano inteiro.

O Carnaval Tradição é considerado um dos mais importantes eventos culturais da Paraíba e é realizado pelas Escolas de Samba, Orquestras de Frevo, Ala Ursas, Tribos Indígenas Carnavalescas e Maracatus.

A Liga, em parceria com o Sebrae Paraíba, oferece à cidade de João Pessoa a Rota Cultural Caminhos da Tradição, com atividades de Turismo Criativo para fortalecer a cultura local e os   vínculos entre fazedores de cultura, moradores, turistas e visitantes que desejam vivenciar experiências únicas.

O público alvo abrange desde turistas e visitantes, agentes de viagens, guias  e operadoras de turismo, empresas e instituições ligadas ao turismo e à cultura até artistas e grupos de Cultura Popular, pesquisadores, professores e estudantes.

  • Valoriza o Carnaval Tradição como riqueza e identidade cultural da cidade de João Pessoa;
  • Gera renda para Agremiações Carnavalescas por meio da Economia Criativa e do Turismo;
  • Integra o ecossistema turístico com a cultura local, gerando experiências únicas e sustentáveis para a cidade;
  • Fortalece o marketing e a marca de João Pessoa como Cidade Criativa da Unesco.

Contato para imprensa:

Pedro Cândido 83 9 8725-0279

Danylo Aguiar 83 9 8804-0786

https://linktr.ee/LigaCarnavalescaJpPb