João Azevêdo prestigia evento de cultura pop Imagineland e homenageia cartunista Maurício de Sousa

Notícias

 

 

governador João Azevêdo prestigiou, neste domingo (30), no Centro de Convenções de João Pessoa, o Imagineland, maior evento de cultura pop já realizado no Nordeste. Acompanhado da primeira-dama Ana Maria Lins, o chefe do Executivo estadual visitou estandes e participou de homenagem ao cartunista e escritor Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do evento para a cultura, o turismo e a economia da Paraíba. “O Imagineland superou todas as expectativas e nós queremos consolidar esse festival no calendário de eventos de João Pessoa, colocando a cidade como centro da cultura pop, geek para que possamos realizar festivais cada vez maiores. Estamos preparados para isso e estamos ampliando a nossa rede hoteleira para que o turista seja sempre muito bem recebido”, frisou. 

No Imagineland, o gestor também participou de uma grande homenagem a Maurício de Sousa, que, além de ser presenteado com cordéis e xilogravuras de artistas paraibanos, ainda recebeu documento elaborado por policiais do Museu da Polícia Militar sobre a vida de seu avô,  Francisco Araújo, que fez parte da corporação e era natural de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba. O momento de emoção também foi marcado pela presença de familiares paraibanos de Maurício de Sousa, que tiveram a oportunidade de conhecer e abraçar o cartunista.  

“Esse é um momento que vai ficar marcado na vida de muitas pessoas. Maurício de Sousa tem raízes na Paraíba, em breve irá receber o título de cidadão paraibano e descobriu essa forte ligação com o nosso estado, graças ao trabalho de integrantes das nossas Forças de Segurança e foi uma honra para nós cumprir essa missão”, acrescentou o governador João Azevêdo.  

Emocionado, Maurício de Sousa, que celebrou os 60 anos da Mônica, agradeceu o carinho e a receptividade do povo paraibano e destacou a satisfação de contribuir com o incentivo à leitura. “É uma alegria ver a repercussão do nosso trabalho nas casas, nas famílias e participar da alfabetização de muitas pessoas no país com a nossa brincadeira da Turma da Mônica. Recebi muitos nãos, mas eu acreditava no meu sonho e a mensagem que eu deixo é não desista porque o seu sonho não desiste de você e saio daqui sabendo que a minha família aumentou”, celebrou. 

A secretária de estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, ressaltou que o evento foi mais uma oportunidade de fomentar a economia criativa da Paraíba. “Durante os três dias de evento, recebemos artistas internacionais, muito conteúdo da Paraíba foi divulgado em outros países e essa promoção do nosso estado é imensurável. Esse foi um festival de oportunidades, de inovação, de tecnologia e de geração de negócios”, comentou. 

O idealizador do Imagineland, JP Sette, comemorou o sucesso do evento. “Foi muito legal tudo que aconteceu. Sem o apoio do Governo do Estado isso não teria acontecido, foi um esforço muito grande de todas as pessoas envolvidas e conseguimos provar a viabilidade do festival e colocar a Paraíba nesse cenário cultural e fiquei muito feliz por ver as pessoas se divertindo e se emocionando”, disse.  

O Imagineland foi uma realização da Eleven Dragons, Spola, Non Stop, Ei Nerd e Fpass e teve o apoio do Governo do Estado e aconteceu entre a última sexta-feira (28) e hoje. 

A primeira edição do evento teve 50 horas de programação com música, games, criadores e artistas nacionais e internacionais do mundo do streaming, música pop, televisão, séries, filmes, quadrinhos, torneios de game, cosplay e k-pop, cinema, inovação e tecnologia de ponta.

Com investimento superior a R$ 4 milhões e geração de 2.500 empregos diretos e indiretos, o Imagineland apresentou mais de 100 atrações distribuídas entre os mais de 45 mil m² de área do Centro de Convenções.