Festival de Inverno movimenta Dona Inês, a partir de 30 de agosto

O município de Dona Inês realiza, de 30 de agosto a 3 de setembro, o I Festival de Inverno. Entre as atrações, estão a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Grupo de Metais Nordeste, Seu Pereira, Luana Flôres, Fuba, Tadeu Matias, além de apresentações de artistas locais e representações da cultura popular com Lapinha, Boi de Reis e Banda de Pífanos.

O evento também terá atividades diurnas como trilhas, rapel, visita aos pontos turísticos da região e forró nas comunidades. Também estão sendo oferecidas aos moradores oficinas de dança, música, gastronomia, cinema, escultura, moda e coquetelaria.

Para presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Ferdinando Lucena, os eventos culturais trazem mais visibilidade. “A realização de um grandioso Festival em Dona Inês só reforça a potencialidade turística do município”, comenta.

O prefeito de Dona Inês, Antônio Justino, destaca a importância da realização do Festival. “Estamos trazendo para Dona Inês, através do apoio de grandes parceiros, apresentações de música, teatro, oficinas que deixarão um aprendizado, tudo isso para o povo do município, que muitas vezes, não tem oportunidade de participar de eventos desse porte cultural. E também esperamos os turistas e visitantes que vão se encantar com Dona Inês e toda a programação”, ressalta.

O secretário de Cultura e Turismo de Dona Inês, Josenildo Fernandes ressaltou que o objetivo do Festival é promover um encontro com representações artísticas diversas. “Serão cinco dias de muita arte e cultura, especialmente para a população local e turistas. Queremos frisar que esse Festival foi feito com a participação de muitas pessoas, e agradecer a todos:  nossa consultora e parceira Ana Gondim, a Secretaria de Cultura do Estado, com Pedro Santos, cineasta Torquato Joel, a UFPB, com os maestros Carlos Anísio e Eduardo Nóbrega, a Fundação Espaço Cultural, através da presidente Bia Cagliani, Cearte, IFPB, Sebrae-PB, e todos os artistas e colaboradores”.

Oficinas “Preparando a cidade”:

31/8 a 01/9 – Oficina de Gastronomia Pratos Regionais com Áquila Oliveira – IFPB
11 a 13 e 29 e 30/8 – Oficina de Customização com Arte Quilombola, com Romero Souza
17 a 19/8 – Oficina de Música para Filarmônicas, com José de Arimatéia Formiga
26 a 28/8 – Oficina de Pífano, com Renan Rezende e Renato Oliveira
29 e 30/8 – Oficina de Cinema, com Torquato Joel
29 a 31/8 – Oficina de Dança Popular, com Luciana Kalini Portela – CEART PB
29 a 31/8 – Oficina de Atuação para Teatro e Cinema, com Verônica de Lurdes Sousa – CEARTE
01/8 – Oficina de Drinks com Cachaça – IFPB
01/8 – Oficina de Argila, com Sérgio Teófilo

Quarta-feira dia 30/08

20h – Abertura oficial do I Festival de Inverno da Serra de Dona Inês pelo prefeito do município Antônio Justino.
– Apresentação do Grupo de Metais Nordeste, da UFPB
21hh – Mostra de Curta Metragem, conduzida pelo cineasta Torquato Joel.
22h – Coquetel e Degustação de cachaças do brejo paraibano com a jornalista e sommelier Rosa Aguiar
 Local: Espaço da Memória

Quinta-feira dia 31/08

16h  – Roda de Conversa com Rejane Nóbrega, representante no Ministério do Turismo na Paraíba
19h30 – Abertura de exposição dos artistas plásticos Sérgio Teófilo (Dona Inês) e Babá Santana (João Pessoa).
Local: Espaço da Memória.
21h – Pré-lançamento da exposição de fotografias sobre Trabalho na Pedreira, do fotógrafo Gustavo Moura
21h30 – Sarau com apresentação da Lapinha, Boi de Reis, Desfile de Moda Quilombola com Banda de Pífanos, Ciranda e artistas locais.
Local: Palco em frente à Igreja Mãe.

Sexta-feira 01/09

15h – Contação de Histórias para Crianças – Professores do município
Local: Espaço da Memória
16h30 – Pôr do Sol com Café Quilombola, na Cruz da Menina.
19h – Cortejo da Filarmônica Mariano Ferreira da Costa pelas ruas da cidade, até a Igreja Matriz.
20h – Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba/OSPB
 Local: Igreja Matriz
21h – Show musical com os artistas
Thadeu Matias
Neco Lobão
Luana Flores
Local: Pavilhão em frente à Igreja Mãe

Sábado 02/09

9h – Trilha na Mata do Seró (Saída em frente ao Espaço da Memória)
12h – Apresentação de Forró Pé de Serra na Mata
Local: Bar da Mata do Seró
15h – Roda de Conversa sobre Empoderamento e Criatividade, com Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae PB
Local: Comunidade Quilombola
17h – Apresentação de Teatro de Bonecos/João Redondo
Local: Calçadão da Praça do Trabalhador
20h – Apresentação da peça teatral “Zé Lins, o pássaro poeta”, com o grupo Engenho Imaginário
Local: Centro de Capacitação de Professores CEMCAP
21h – Show musical com os artistas:
Thainá Michele
Juzé e Banda
Seu Pereira
Local: Pavilhão em frente à Igreja Mãe.

Domingo 03/09

7h – Alvorada pelas ruas da cidade –  Filarmônica Professor Mariano Ferreira.
8h – Trilha e Rapel na Pedra Lavrada, com condutores e guias locais
12h – Forró Pé de Serra no Restaurante Flor de Cacto