PBTur retoma fiscalizações dos serviços turísticos na Paraíba

Com objetivo de proporcionar mais segurança aos turistas, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), realizou, na tarde dessa quarta-feira (20), uma blitz na Praia do Jacaré, em Cabedelo, para combater o tráfego dos veículos turísticos irregulares, que não são registrados no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Foram fiscalizados 21 veículos, entre ônibus, vans, micro-ônibus e carros e oito foram notificados por transporte ilegal de passageiros. Foram constatados ainda que sete veículos particulares e um táxi realizavam transporte turístico. As irregularidades serão enviadas ao Ministério de Turismo para que o órgão possa notificar os profissionais e dar as devidas punições.

De acordo com Maria José Belizario, coordenadora regional de Serviços Turísticos da PBTur, em todo o Estado são 1765 veículos turísticos nas frotas das empresas e 761 guias cadastrados no Ministério do Turismo. “Nosso maior objetivo é combater a informalidade no setor e dar mais segurança aos turistas. No período de alta temporada, as fiscalizações dos serviços turísticos serão intensificadas em todo o Estado”, comenta.

A ação, realizada de forma integrada, teve parceria da Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e apoio a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), da Guarda Civil Metropolitana e da Secretaria de Turismo de Cabedelo. A iniciativa também contou com participação da Cooperativa de Buggy da Paraíba, além do Sindicato e da Associação dos Guias de Turismo da Paraíba, que puderam fazem uma ação de conscientização sobre a importância de se ter um profissional cadastrado nos passeios.

“Estamos empenhados em garantir a qualidade da experiência que o turista vivencia na Paraíba. Somos um dos destinos mais procurados e precisamos atender essa demanda com excelência. Por isso, retomamos as fiscalizações de todos os serviços turísticos no Estado”, destaca Ferdinando Lucena, presidente da PBTur.

Para a secretária de Turismo, Rosália Lucas, a fiscalização contribui para o combate à exploração ilegal do turismo e à concorrência desleal. Ela ajuda a identificar e punir aqueles que operam sem licença ou que não seguem as regras estabelecidas, garantindo um ambiente de negócios justo para todos os envolvidos.

As próximas fiscalizações estão previstas para acontecer nas rotas de acesso aos atrativos turísticos da grande João Pessoa e no litoral sul.

Fonte: Assessoria de imprensa PBTUR