Operações Integradas combatem o Transporte Turístico Irregular na Paraíba

Operações integradas foram realizada nos dias 16 e 17 de janeiro na Paraíba para combater o transporte turístico irregular e proporcionar mais segurança aos turistas. As ações, realizadas em Cabedelo, envolveram o Programa de Fiscalização Integrada da PBTur | Setde, com o apoio do BPTUR, BPTRAN, DER e Procon PB e fazem parte de um conjunto de medidas que visam fortalecer o turismo no Estado.

Segundo a coordenadora regional de Serviços Turísticos da PBTur, Maria José Belizario, foram fiscalizados 10 ônibus, 18 carros particulares/passeios, 07 buggys e também veículos de aplicativos, que faziam apenas o trajeto até a Praia do Jacaré. O objetivo foi erradicar a informalidade no setor, orientar os condutores sobre a importância de estarem regulamentados no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo e oferecer maior proteção aos turistas.

Durante a operação, foram encontradas pequenas irregularidades, como ônibus de turismo sem selo do transporte, que recebeu orientação para fixá-lo nas duas portas laterais. Os condutores foram orientados a respeitarem as normas do Código Nacional de Trânsito e do Ministério do Turismo.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou que essas ações são importantes para garantir a segurança dos turistas, especialmente na alta temporada. “A operação alerta para a importância da regulamentação para um turismo seguro e de qualidade e visa identificar e coibir aqueles que operam sem licença ou que não cumprem as regras estabelecidas, garantindo um ambiente de negócios justo para todos os envolvidos.

As operações também contam com a parceria das Secretarias de Turismo de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Lucena e Pitimbu.