PARAÍBA AVANÇA NA INTERIORIZAÇÃO DO TURISMO E CRIA NOVA IGR NO VALE DO PIANCÓ

Foi realizada na última sexta-feira (16) no município de Serra Grande, Vale do Piancó, a reunião que criou a nova IGR (Instância de Governança Regional) do Vale do Piancó, que agora figurará como a 13° Região Turística da Paraíba.

A região possui aproximadamente 70 Cachoeiras, 15 engenhos, vários monumentos religiosos como o Cristo Rei de Itaporanga, Igrejas neoclássicas, uma rica história, cultura vasta e bem preservada, culinária singular e seu povo hospitaleiro.

Para o Interlocutor Estadual do Programa de Regionalização do Turismo do MTUR, Miguel Ângelo Gomes, a criação da IGR do Vale do Piancó, a pouco tempo não passava de um sonho distante e agora é realidade, graças ao trabalho coletivo e colaborativo de atores importantes que vieram somar junto ao Governo do Estado e os municípios ora contemplados pelo Sebrae.

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Ferdinando Lucena, que também se fez presente declarou que “Estamos prospectando novos produtos e serviços na Paraíba, buscando mergulhar no coração do estado para dar visibilidade a novas Rotas e novos produtos turísticos desde a sua estruturação”.

A nova IGR tem potencial para atuar em 19 municípios, mas terá na sua gênese os municípios de Serra Grande que deixará de fazer parte do Vale dos Sertões, São José de Caiana, que já está com documentação pronta e Aguiar, que está recebendo um grande investimento em tecnologia com a construção pelo Governo do Estado do Radiotelescópio BINGO. Estes atuarão sob o nome Fórum Regional de Turismo Sustentável do Vale do Piancó.

A Secretária de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, em missão de cooperação no México, comemorou o feito e parabenizou a nova presidente Maria Vidal. Destacou ainda que em breve a Paraíba terá sua 14ª IGR com a volta do Fórum que consagrou a “Trilha dos Potiguares”.

O grande anfitrião da solenidade foi o Prefeito Vicente Neto, que há três anos vem fazendo o dever de casa nas políticas públicas de turismo com a consultoria do gestor Fagner Geminiano. Também estiveram presentes. A gestora de Turismo do Sebrae, Regina Amorim, Isaac Pinto e Bruno do Sebrae. Também o Sr. Pedro Santos, Secretário de Cultura do Estado, os prefeitos Manoel Muleke de Sao José de Caiana, Francisco Carlos ( Seninha) e vários secretários e membros da iniciativa privada a exemplo da Água Mineral Croatá que está realizando investimentos também em Turismo e o consultor da Rebelke.