Com o objetivo de ampliar a promoção dos atrativos turísticos do interior da Paraíba, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) realizou, nesta semana, uma série de articulações nas cidades de Matureia e Cajazeiras. A iniciativa faz parte de uma estratégia conjunta com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), envolvendo reuniões com gestores locais e o planejamento de ações voltadas à divulgação dos destinos, visando fortalecer a interiorização do turismo nessas regiões.
As visitas técnicas contemplaram os principais pontos turísticos das duas cidades e incluíram uma inspeção ao Hotel Brejo das Freiras, localizado em São João do Rio do Peixe, para acompanhar a manutenção da estrutura hoteleira.
Em Matureia, o secretário de Turismo, Gustavo Wanderley, abordou a importância da realização de famtours e fampress, que são viagens de familiarização com agentes de viagens, influenciadores e jornalistas. O objetivo é proporcionar experiências imersivas nos atrativos locais e ampliar sua visibilidade junto ao público.
Em Cajazeiras, a secretária de Turismo, Daianny Valêncio, apresentou à equipe da PBTur o roteiro turístico Saberes da Fé. Ela ressaltou o grande potencial do município no segmento de turismo religioso, especialmente pela forte presença da religiosidade católica na cultura local.
Durante as visitas, o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou a riqueza e diversidade das experiências turísticas oferecidas pelo interior paraibano. “Matureia reconhecida como a Capital Paraibana do Turismo de Aventura, também vem se destacando como polo de astroturismo e turismo de observação de aves. Já Cajazeiras reforça sua vocação para o turismo religioso. É essencial promover essas vivências únicas e conectadas com o território”, afirma.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, reforçou a importância da interiorização do turismo como uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico. Segundo ela, levar o turismo para todas as regiões do estado é uma forma eficaz de gerar emprego e renda, além de valorizar as características singulares de cada destino.