Retorno da Parada LGBTQIAPN+ de João Pessoa, no domingo (4), deve reunir 50 mil pessoas na orla

Notícias

A realização da 21ª edição da Parada LGBTQIAPN+ de João Pessoa no próximo domingo (4) deve movimentar a rede hoteleira e o comércio da capital paraibana.  Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (29), no hall de entrada do prédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), os organizadores do evento informaram que a expectativa é reunir cerca de 50 mil pessoas no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, a partir das 13h. São esperadas caravanas de militantes e simpatizantes de Natal (RN), Recife (PE) e de cidades da grande João Pessoa e do interior do Estado.

O presidente do Movimento Espírito Lilás (MEL) e um dos integrantes do Fórum Paraibano LGBTQIAPN+ que reúne dezenas de entidades de todo o Estado, Felipe Santos, disse que as caravanas de outros estados deverão chegar em João Pessoa no sábado, permanecendo na cidade durante dois dias. “Ainda não temos um número real de pessoas de outras capitais que estarão participando da nossa Parada. Há uma expectativa muito grande, pois são dois anos sem realizar o evento presencialmente e nosso evento sempre arrastou milhares de pessoas pela orla”, explicou. A idéia dos organizadores da Parada LGBTQIAPN+ é iniciar contatos com a rede hoteleira de João Pessoa, a partir do início de 2023,  para ver a possibilidade de se formatar pacotes turísticos para o público específico. “Com certeza iremos procurar a ABIH-PB. Cidades maiores recebem um número significativo de turistas lgbts, que é um público com alto poder aquisitivo”, explicou Felipe Santos.

Na avaliação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, a realização da Parada LGBTQIAPN+ gera um interesse de pessoas de outros estados para o Destino Paraíba. Avelino revela que ainda não há números sobre a presença de turistas na rede hoteleira em decorrência do evento, mas que a Parada faz parte do calendário de festas da capital. “Tem música, alegria e praia. Tudo isso reúne muita gente de todas as idades. Sem falar que faz dois anos que a Parada não é realizada presencialmente. A PBTur apóia a realização fazendo a divulgação do evento para toda a região Nordeste e Brasil afora. Espero que o pessoal se reúna com os hoteleiros e comecem uma parceria para atrair mais turistas para a cidade”, falou Ruth Avelino.

Programação – O tema da 21ª Parada LGBTQIAPN+ de João Pessoa é Amar, Acolher e Respeitar. Segundo um dos organizadores do evento, Felipe Santos, todos os órgãos públicos (Estado e PMJP) envolvidos com a infraestrutura foram acionados, principalmente a Policia Militar. Ele disse que o objetivo é proporcionar ao público que foram à Parada, um clima de total tranqüilidade e alegria com segurança.

Ao longo de toda a tarde e noite de domingo estão programadas apresentações das cantoras Myra Maya, Estefanny Alvares, Arquiza, DJs Mayan e Parajeau, além da Drag Verinha Show. Santos informou que a secretária da Mulher e da Diversidade Humana do Estado, Lídia Moura, será homenageada no evento.

O que é o movimento LGBTQIA+?

 

LGBTQIA+ é o movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para essa população. O seu nome demonstra a sua luta por mais igualdade e respeito à diversidade. Cada letra representa um grupo de pessoas. O Manual de Comunicação LGBTI+, elaborado pela Aliança Nacional LGBTI+ elencou os significados de cada letra da sigla LGBTQIA+.

 

O significado da sigla LGBTQIA+

L = Lésbicas

São mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outras mulheres.

 

G=Gays

São homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outros homens.

 

B = Bissexuais 

Diz respeito aos homens e mulheres que sentem atração afetivo/sexual pelos gêneros masculino e feminino. Ainda segundo o manifesto, a bissexualidade não tem relação direta com poligamia, promiscuidade, infidelidade ou comportamento sexual inseguro. Esses comportamentos podem ser tidos por quaisquer pessoas, de quaisquer orientações sexuais.

 

 T = Transgênero

Diferentemente das letras anteriores, o T não se refere a uma orientação sexual, mas a identidades de gênero. Também chamadas de “pessoas trans”, elas podem ser transgênero (homem ou mulher), travesti (identidade feminina) ou pessoa não-binária, que se compreende além da divisão “homem e mulher”.

 

Q = Queer

Pessoas com o gênero ‘Queer’ são aquelas que transitam entre as noções de gênero, como é o caso das drag queens. A teoria queer defende que a orientação sexual e identidade de gênero não são resultado da funcionalidade biológica, mas de uma construção social.

 

I = Intersexo 

A pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino. As suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal – cromossomos, genitais, hormônios, etc – não se enquadram na norma binária (masculino ou feminino).

 

A = Assexual

Assexuais não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero. Existem diferentes níveis de assexualidade e é comum essas pessoas não verem as relações sexuais humanas como prioridade.

P= Pansexuais

N= Não Binários

+  

O símbolo de “ mais ” no final da sigla aparece para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais que não se encaixam no padrão cis-heteronormativo, mas que não aparecem em destaque antes do símbolo.

Além dessas letras, que são as mais comuns, atualmente, há algumas correntes que indicam para uma sigla completa. É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

 

 

Fontehttps://www.fundobrasil.org.br/blog/o-que-significa-a-sigla-lgbtqia/